terça-feira, 1 de novembro de 2011

Quanto vale o show?


 
“Quanto vale o Show?”, esta pergunta era feita todos os domingos a noite durante os antologicos anos oitenta, quando Silvio Santos apresentava o programa “Show de Calouros”, um espaço artistico democratico onde o candidato poderia mostrar seus talentos no palco, e de quebra quem sabe ganhar um premio em dinheiro depois de passar pelos jurados (Se é que Pedro de Lara e Sergio Mallandro podem se encaixar nesse oficio).
            Assim, atraídos pelo dinheiro, cinco minutos de fama ou apenas para abraçar o homem do baú ou mandar um beijo para familiares, as atrações se revezavam indo de mágicos a equilibristas, cantores de churrascaria e de chuveiro, gogo boys e transformistas, todos se esforçavam e faziam o melhor arrancando aplausos, risadas e justas vaias, e ao final vinha o veredicto: Quanto vale o Show?
            Fui ao lançamento do Livro: “Vida e Carreira, um equilíbrio possível?”, do filósofo Mario Sergio Cordella e o consultor corporativo Pedro Mandelli, o grande ápice da conversa com os autores foi justamente quando fora abordado o tema: quanto vale o seu trabalho? e assim seguiu as interrogações, Qual é o valor do nosso conhecimento? De nossas horas gastas que nunca mais voltarão? Da saúde? Da qualidade de vida? Da juventude? Pode ter certeza valemos muito mais do que ganhamos por oito, dez ou doze horas de mão – de - obra.
            Cordella e Mandelli me fizeram entender que a não sou rotulado ou pesado pelo meu holerite, existe algo mais intrínseco, um valor que somente eu posso enxergar, somente nós sabemos os sacrifícios, esforços e desafios que  enfrentamos para cumprirmos nossas tarefas e realizar nossos sonhos.
            Muitos andam se sentindo desvalorizados, ou seja, desprovidos de valor, aprendi com os autores que não podemos esperar este valor da empresa em que trabalhamos ou de qualquer instituição de que participamos, o meu valor é o que eu sou, e é pequeno pensar que um salário mensal é maior que isto.
Pois somente nós sabemos o real valor de nosso show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário