domingo, 11 de setembro de 2011

Eu, o GEROT e o profeta.

Quem já leu a bíblia seja por hábito religioso, curiosidade ou até mesmo nunca abriu o livro sagrado sabe que nele existem milhares de relatos de milagres e de intervenções divinas das mais curiosas e mirabolantes, como o mar Vermelho se abrindo, pão caindo do céu, aparição de anjos, um machado que flutua na água, dentre tantos outros
No Antigo Testamento a maioria desses milagres eram realizados pelos profetas, homens escolhidos por Deus para cuidar e falar ao povo de Israel, assim através dos profetas o povo conhecia a vontade divina e esperavam a intervenção de Deus diante dos problemas e dificuldades iminentes, o povo sempre esperava que diante dos inimigos e invasores Deus lhes desse uma vitória milagrosa.
 Porém encontrei uma pequena passagem bíblica muito curiosa que está extremamente ligada a nossa realidade, especialmente para quem almeja ter resultados positivos e sucesso em sua vida.
É a história de um tal de Habacuque,  esse profeta descobriu sabe lá como, que os Babilônicos iriam invadir, destruir sua cidade e levar seu povo como escravo, seria o fim? Ou parafraseando, seria a falência?
Talvez você não saiba, mais os babilônicos eram adversários quase imbatíveis, além de estarem em maior número, eram sanguinários, tinham a mania de arrancar a cabeça de seus adversários e a guardarem carinhosamente e ao voltarem para casa colocavam - a como troféu pendurada na parede.
Diante desse concorrente que avançava e crescia diante deles com uma velocidade galopante o profeta em sua função divina busca uma resposta de Deus, permita – me colocar um versículo para pode explicar melhor:
“Sobre minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que fala comigo”.
Hb 2:1
O cara estava disposto mesmo a sair dessa enrascada, se colocou em uma torre bem alta e lá ficou vigiando para ver se avistava os babilônicos ao longe e ao mesmo tempo para ver se Deus fazia algum milagre como fizera com os seus antepassados, mais a resposta de Deus é muito inusitada e inesperada ( para não dizer engraçada) sabe o que Deus diz? Já, já conto.
Houve um dia em que a empresa em que trabalho chamou toda a sua equipe de vendas para uma grande comemoração, fomos para uma bela chácara e havia já na recepção um belo café da manhã, o sol brilhava e logo ficamos loucos pela piscina e pelo campo de futebol, além do baita churrasco regado a cerveja  e ao refrigerante mais vendido do mundo que seria servido depois de uma esperada reunião, onde  diziam que após ela a nossa empresa jamais seria a mesma.
Sentamo-nos em um grande salão, lá na frente além de um telão havia nossos gerentes animados e motivados, seus olhos brilhavam e tinham um largo sorriso, logo pensei: lá vem coisa boa.
O mundo corporativo se parece muito com a história do profeta Habacuque, há sempre um concorrente querendo arrancar nossa cabeça, o inimigo não tem dó de ninguém, querem invadir nosso território, nos fazer seus escravos e nos deixar totalmente dependente deles, nos últimos anos muitos novos inimigos tem surgido, a concorrência é grande e por muitas vezes desleal, sanguinária e muito forte.
Assim, como o profeta lá estava eu, na fortaleza, ou seja, junto com meus pares e meus chefes, toda a cúpula estava lá, estava vigiando, olhando tudo esperando assim como o profeta por um milagre, esperava uma intervenção “divina” que daria poderes para destruir a concorrência.
Eu esperava que a reunião fosse para anunciar o aumento de nosso salário, de nossa ajuda de custo, queria que me dessem muitos descontos e promoções para negociar com os clientes na segunda – feira e assim aumentar nossas vendas ( queria um milagre mesmo!).
Mas ao invés disso eu ganhei um Book, ou seja, um caderno em espiral onde eu teria que escrever todo o dia pela manhã minha rotina diária, chamaram isso de GEROT (gerenciamento de rotina).
Poxa! Todo aquele carnaval para me dar um diário de vendas? Que frustração, pensei enfurecido: (nem lembrava mais do tal churrasco) para que isso? Para que gastar tanto dinheiro com apresentação de um diário de vendas? Um caderno? Que chateação!
Mas, logo a história de nosso amigo profeta encheu a minha cabeça e lembrei – me  da resposta de Deus ao seu amigo:

“Então o Senhor me respondeu, e disse: escreve a visão, e torna – a bem legível sobre taboas, para que a possa ler quem estava correndo”
Hb 2:2

Na história acima não houve um milagre mirabolante, nada de bola de fogo, raios ou terremotos e assim como na minha empresa não houve promoções, aumentos e nem descontos, havia apenas a ordem: escreva a visão!
Aprendi que entre a bíblia e o mundo corporativo existe uma grande lição, não podemos vencer o inimigo sem escrever a nossa visão, ou seja, para onde estamos olhando, onde estamos colocando nosso empenho, nossa força, e nossa dedicação, nosso foco ou até mesmo se estamos juntos na mesma batalha.
Escrever significa materializar o que está apenas no campo das idéias, escrever é a base para a realização dos sonhos, imagine um compositor que apenas pensou em uma nova canção, não a escreveu, não a colocou no papel, bem, dentro de pouco tempo ele já esqueceu a letra e a melodia e fica forçando a mente para tentar lembrar o refrão.
Deus respondeu a Habacuque e a empresa em que trabalho mostrou para seus vendedores através de estudos mercadológicos que escrever a visão é fundamental para ao sucesso profissional e pessoal.
Quando escrevemos deixamos de ser cegos e passamos a enxergar de maneira limpa e clara, sabemos para onde vamos, traçamos as rotas, desenhamos as estratégias, estudamos o inimigo, visualizamos as possibilidades, firmamos compromisso e metas.
Quando escrevemos nos comprometemos, aprendemos a pensar de maneira ágil e objetiva, ou seja, aprendemos a planejar com conhecimento de causa e damos com segurança o primeiro passo em direção aos resultados crescentes, sólidos e positivos, concentrando e direcionamos bem nossas forças e apontando diretamente no alvo disparamos de forma certeira, quando escrevemos executamos, aplicamos, realizamos e vencemos.
Portanto, pegue seu book e escreva a sua visão, não é apenas a empresa que trabalho que dá essa ordem, é o próprio DEUS, crendo você nele ou não acho melhor obedecer e iniciar o trabalho. É sucesso garantido, pode crer. Palavra de profeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário