domingo, 11 de setembro de 2011

Os Beatles corporativos


Você conhece os Beatles? Claro que sim, mas que pergunta idiota que eu fiz você não acha? Bem, mais será que conhece mesmo?
            Se você for beatlemaniaco irá dar os nomes das musicas, vinis e dos quatro integrantes da banda em fração de segundos, caso esse não seja o seu caso você pelo menos sabe quem foram eles, e sabe que foram a banda mais influentes do século XX.
A banda que revolucionou o conceito do show bizz, revolucionou a musica em seus mais profundos aspectos, ou seja, como se canta, se toca e compõe, resumindo, como se faz e se ouve musica.         
            Mas se eu lhe disser que a história poderia ser diferente, que tinha tudo para dar errado você acreditaria?
                        Como eles conseguiram chegar aonde ninguém nunca haviam chegado? Como conseguiram tamanho sucesso? Tamanho reconhecimento? Tamanha fortuna? Parece um mistério mais é simples de decifrar.
Portanto, gostando ou não dos Beatles acho que vale apena você tentar chegar ao final desse texto.
Caros leitores desculpem minha indiscrição e vou ser direto, Os Beatles foi a banda mais feia que eu já vi (tirando os Huguenotes banda que fiz parte durante cinco longos anos).
 Ringo com seu baita narigão, Jorge com seus dentes encavalados, Paul com seus olhos de peixe morto e John com seus olhos pequenos e um nariz que parece brotar do centro de sua testa ( no final da carreira ele me aparece com a Yoko Ono, poxa vida isso é de matar qualquer um!)
Apenas por curiosidade, antes do Ringo entrar na banda por volta de 1961 o baterista se chamava Pete Best ( a banda ainda se chamava Skiflle) e o tal Pete Beste foi expulso da banda sabe porque? Por ser bonito, o cara tocava muito mais que o Ringo ( há controvercias) mais era bonito demais e as meninas gritavam somente o nome dele e por isso o demitiram, colocando o horroroso Ringo Star no lugar.
Bem, os problemas não eram só de estetica, pois na mesma época da saida de Pete tambem saiu o baixista Stuart Sutcliffe que além de ser um pessimo musico tinha mania de tocar de costas para a plateia, depois de um tempo ele viria a morrer misteriosamente aos vinte e um anos de idade, dizem que foi por decorrencia de um chute que John Lennon deu em sua cabeça, mais nada ficou claro.
Daí mais  uma crise,  pois, Poul que sempre foi o mais talentoso teve que deixar a guitarra e ir tocar contrabaixo, na época ( como até hoje) o contrabaixo é um instrumento que a maioria não quer, ele serve muitas vezes como prêmio de consolação ( sou baixista e falo com propriedade), na época os baixista de rock eram os piores musicos, não era o caso de Paul, mais ele encarou e mesmo sendo o melhor musico da banda teve que se contentar com o instrumento de menor pretigio.
Com a formação definitiva: Paul, Lennon, Jorge e Ringo os Beatles em pouco tempo estavam fazendo algum sucesso em Leverpoll, encontrando o produtor Jorge Martin que  resolveu investir neles.
Bem, ele quase desistiu, pois os caras estavam ainda um tanto “crú”, Lennon desafinava demasiadamente e tocava mal o seu violão ( arranhava bem na gaita, mais qual banda vive de um bom gaiteiro?), Ringo atravassava ou corria o tempo das músicas, Jorge não sabia lá muita coisa de guitarra, apenas algumas escalas e algumas notas, muito pouco para quem gostaria de ser um profissional, além de tudo os estudios eram pessimos, não havia estrutura e qualidade, tudo tinha que ser gravado em um dia só, pois eram muito caros ainda mais para gastar com quatro caras que anunciavam um fracasso estrondoso.
Ai vem a grande virada!!!!
Os Beatles viraram um time, uma equipe e focaram em um alvo: o sucesso, e para isso levantaram a cabeça, reconheceram suas limitações e  demarcaram os pontos fortes,  traçaram uma estratégia e partiram para cima     ( sangue nos olhos)
Sabe Como?
Com muito Trabalho, se trancafiaram nos estudios onde ali compunham, ensaiavam, estudavam, trocavam ideias, brigavam bastante e  tocavam e tocavam sem parar, e assim começaram a produzir muita coisa boa, não existe sucesso ou exito sem esses itens bem definidos: sonho, equipe, trabalho, criatividade, produção, estudo, força de vontade e  planejamento, tudo isso alinhado ao talento e com persistencia os resultados são naturais e quase instantaneos, a banda se desenvolvia e começava a alçar um alto vôô.
 Emeirando – se  dia a dia, pagavam o preço, suavam a comisa, consequiram pegar todos os fatores contrários e transforma – los em algo a favor, a gaita de Lennon foi usada em muitas musicas que posteriormemte se tornatiam classicas como em “Love me do” por exemplo.
Sua voz levemente desafinada serviu para por peso nas canções, já que elas ficavam sem força por falta de equipamentos adequados, Paul fez do contrabaixo um novo instrumento, suas bases revolucionaram a época e deram um novo ritimo a musica de seu tempo, Jorge introduziu sua maneira singular de tocar sua guitarra, logo era percebida e diferenciada de qualquer outra de banda de rock.
E o Ringo? Simplesmente aprendeu a não atrapalhar os outros e a tocar no tempo certo da musica, além do mais, para dar um charme especial tiverama ideia de  juntarem as vozes, John, Jorge e Paul aprenderam a cantar juntos e fizeram de tres vozes distintas algo unissono, ou  seja,  consequiram formar um estilo proprio, formaram sua propria personalidade e uma maneira unica de fazer as coisas, isso é fundamental para quem quer ter exito na cerreira.
Para fortalecer o espirito de equipe eles fizeram algo inovador, nas apresentações ao vivo ou na tv  a  banda que  tinha dois vocalistas principais posicionava cada um de um lado oposto do palco, Poul direita, John na esquerda e  no centro Jorge e sua guitarra, para que isso? Como haviam poucas cameras( no máximo tres) uma no centro e as outras duas em cada extremidade do palco isto gerava uma ótica fantastica, pois de qualquer foco a banda inteira aparecia no video, sempre quando um telespectador olhava para a tv viam lá os quatro, de qualquer ponto os Beatles estavam completos e juntos.
Como uma explosão atômica a  banda estourou não só na Inglaterra, mais também nos E.U.A e depois no mundo inteiro, muitos shows, apresentações, mulheres se derretendo e o tão sonhado sucesso chegou, mais eles não se derem por satisfeitos. Alias, era apenas o inicio.
Muitos profissionais trabalham muito assim como os Beatles, consequem fazer parte de uma equipe, se dedicam, amadurecem e depois  acomodam – se.
Cuidado com isso, os Beatles antes dos trinta anos estavam ricos e tinham vendidos tantos discos que poderiam apenas esticar as pernas e jogar tudo para o ar, mais eles tinham um foco, um alvo e motivação, eram uma equipe forte e determinanda que nunca se abatia e estavam determinados  a não se acomodaram nunca, queriam sempre algo mais, e é esse algo mais que não nos permite parar nunca.
A história segue, mais quero parar por aqui, pois quero usar os Beatles apenas como um exemplo simples  de que  sonho alinhado a  ousadia, inteligencia, espirito de equipe, inovação, talento e trabalho pode revolucionar o mundo e gerar resultados nunca alcançados ( sucesso), ou seja, podemos nos lançar em um projeto e usar até as nossas  limitações ( lembre – se como eles eram feios?) a nosso favor, os fatores que nos parece mais inutil, fora de contexto e  de estetica, podem ser uma chave, suas limitações podem gerar inovações e seus talentos gerarem criações autenticas.
Por isto, Beatles é mais que uma banda,  é um estilo de sucesso prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário